Assim como em todo o corpo, as artérias que irrigam a cabeça e o pescoço são originadas da Aorta, mais especificamente de uma região denominada Arco da Aorta.
O arco da aorta é caracterizado por uma angulação da aorta, a qual, após emergir do ventrículo esquerdo do coração assume uma inclinação descendente para irrigar a parte inferior do corpo. Do arco da aorta emergem três ramos principais: o 1º ramo é o Tronco Braquiocefálico; o 2º ramo é a Artéria Carótida Comum Esquerda; e o 3º ramo é a Artéria Subclávia Esquerda.
O Tronco Braquiocefálico ainda se divide em: Artéria Subclávia Direita e Artéria Carótida Comum Direita. As Artérias Subclávias Direita e Esquerda são responsáveis pela irrigação dos membros superiores e dão origem às Artérias Vertebrais, as quais, seguem pelas vértebras cervicais, por meio dos forames transversários. Ao atravessar o forame magno, as artérias vertebrais se fundem formando a artéria basilar, cujos ramos são responsáveis por irrigar o encéfalo em sua porção posterior.
As Artérias Carótidas Comuns Direita e Esquerda têm sentido ascendente e não se ramificam até chegar ao nível da Cartilagem Tireóidea, mais especificamente no Glomo Carotídeo, onde sofrem bifurcação, originando as Artérias Carótidas Interna e Externa em ambos os lados do pescoço (direito e esquerdo).
Obs: A Artéria Carótida Comum faz parte do Trígono Carótico juntamente com o Nervo Vago e a Veia Jugular Interna, todos revestidos pela Bainha Carótica.
Artéria Carótida Externa
É a artéria com maior importância clínica na odontologia, uma vez que essa artéria irriga os músculos da face e estruturas adjacentes à cavidade bucal. Ela possui ramos principais que se dividem em sub ramos ao longo do seu percurso. São eles:
Ramos colaterais: Artéria tireóidea superior, Artéria lingual, Artéria facial.
Ramos mediais: Artéria Faríngea Ascendente.
Ramos posteriores: Artéria Occipital, Artéria Auricular Posterior.
Ramos terminais: Artéria Temporal Superficial, Artéria Maxilar.
Ramos da Artéria Maxilar
Sendo um dos ramos terminais da a. carótida externa e de importante interesse para a odontologia, ela irriga estruturas da face e dos dentes inferiores e superiores. Quando deixa a artéria carótida comum, ela emite alguns ramos que são agrupados de acordo com a estrutura que ela atravessa. São eles:
Parte mandibular
-
Artéria meníngea média;
-
Artéria alveolar inferior (dá origem a A. mentual e A. incisiva);
-
Artéria mentual;
-
Artéria incisiva;
Parte Pterigóidea
-
Artérias Temporais profundas;
-
Artéria Pterigóidea;
-
Artéria massetérica;
-
Artéria bucal.
Parte Pterigopalatina
-
Artéria Infraorbital;
-
Artéria palatina descendente;
-
Artéria Alveolar Superior Posterior;
-
Artéria esfenopalatina.
Referências bibliográficas
-
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.; ABRAHAMSOHN, P. Histologia básica: texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
-
KATCHBURIAN, Eduardo & ARANA, Victor. Histologia e embriologia oral: texto, atlas, correlações clínicas. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
-
NANCI, Antonio. Ten Cate histologia oral: desenvolvimento, estrutura e função. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
-
ROSS, Michel H.; PAWLINA, Wojciech. Ross histologia: texto e atlas: correlações com biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.