O sistema genital feminino é composto pelos órgãos genitais internos (ovários, tubas uterinas, útero e vagina) e pelos órgãos genitais externos que estão localizados no pudendo feminino ou vulva (monte do púbis, lábios maiores, lábios menores, clitóris, bulbos do vestíbulo e glândulas vestibulares maiores e menores).
1. ÓRGÃOS GENITAIS INTERNOS
1.1. Útero
É um órgão com paredes musculares espessas que se localiza no centro da cavidade pélvica. Essas paredes permitem que haja modificação no tamanho e proporção de acordo com a idade. Normalmente, o seu tamanho é de 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2 cm de espessura. O útero localiza-se entre a bexiga urinária e o reto e encontra-se antevertido (há uma inclinação anterossuperior em relação ao eixo da vagina) e antefletido (curva-se anteriormente em relação ao colo). Ainda, em algumas mulheres, o útero encontra-se em retroversão ou retroflexão, o que é considerado variações anatômicas, porém, dependendo do grau de variação pode até mesmo ser uma anomalia.
VISTA MEDIAL DE CORTE SAGITAL MEDIANO









O útero é formado por duas regiões, corpo (parte móvel) e colo (parte "fixa"):
1. Corpo: encontra-se entre as lâminas do ligamento largo e corresponde aos dois terços superiores do útero. Possui duas faces, uma anterior* (face vesical), que se relaciona com a bexiga urinária, e outra posterior* (face intestinal), que se relaciona com os intestinos. No corpo uterino, superiormente ao óstio interno uterino, encontra-se uma parte arredondada denominado fundo do útero, que, geralmente, é voltado anteriormente. Separando o corpo do colo uterino há um segmento estreito (1cm) denominado istmo do útero.
2. Colo: corresponde ao terço inferior do útero, possui 2,5 cm de comprimento em mulheres nulíparas. Essa parte do útero é dividida em:
Porção supravaginal – localiza-se entre o istmo e a vagina. Anteriormente é separada da bexiga urinária por tecido conjuntivo frouxo e do reto posteriormente pela escavação retouterina.
Porção vaginal - projeta-se para a parte superior da parede anterior da vagina. Possui uma parte arredondada que circunda o óstio do útero e é circundada pelo fórnice da vagina.
A quantidade de tecido muscular no colo do útero é bem menor do que no corpo (miométrio). O colo do útero é, em sua maior parte, fibroso e consiste principalmente em colágeno com uma pequena quantidade de músculo liso e elastina (Moore; Dalley; Agur, 2014). O colo uterino é considerado a parte menos móvel do útero, devido, principalmente, aos ligamentos transversos do útero ou cardinais (estendem-se da porção supravaginal do colo e das partes laterais do fórnice da vagina até as paredes laterais da pelve) e ligamentos retouterinos ou útero-sacrais (seguem superiormente e posteroinferiormente das laterais do colo do útero até o meio do sacro).
Como o útero é um órgão oco, possui uma cavidade, semelhante a uma fenda (em corte sagital) que se estende do óstio uterino até a parede do fundo do útero. Nas suas regiões superolaterais há os cornos do útero, que é o local onde se inserem as tubas uterinas. A cavidade do útero continua inferiormente como o canal do colo do útero (canal cervical). Essa cavidade juntamente com o lúmen da vagina formam o canal de parto.
Os ligamentos que se relacionam ao útero são:
-
Ligamento útero-ovárico: se fixa posteroinferiormente à junção uterotubária;
-
Ligamento redondo do útero: se fixa anteroinferiormente à junção uterotubária. Cada ligamento redondo segue lateralmente dentro da parte superior do ligamento largo até a parede pélvica lateral, terminando na parede interna do lábio maior do pudendo.
* esses dois ligamentos são vestígios do gubernáculo ovárico, uma fita fibrosa de tecido conjuntivo que liga um dos polos do ovário e o útero embrionário (corno uterino) ao lábio maior do pudendo ipsilateral. Durante o desenvolvimento embrionário e a mudança de posição da gônada sobre a parede abdominal posterior e o crescimento do útero, a parte superior do gubernáculo forma o lig. útero-ovárico e a parte inferior torna-se o lig. redondo do útero.

Imagem retirada de Moore; Dalley; Agur, 2014.
-
Ligamento largo do útero: é uma dupla lâmina de peritônio que se estende do lado de cada útero até as paredes laterais e assoalho pélvico. O ligamento largo é dividido em:
- Mesossalpinge (superior): pequeno mesentério onde situa-se a tuba uterina;
- Mesovário (posterior): pequeno mesentério onde situa-se o ovário;
- Mesométrio (inferior): é a maior parte do ligamento largo que corresponde ao peritônio que se estende lateralmente ao útero.
-
Ligamento suspensor do ovário: esse ligamento contém vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos ováricos porque ele é formado quando o peritônio que forma a parte do lig. largo que recobre o ovário para a recobrir essas estruturas na parede lateral da pelve e abdome.
VISTA ANTEROSSUPERIOR DA PELVE FEMININA
