O sistema genital feminino é composto pelos órgãos genitais internos (ovários, tubas uterinas, útero e vagina) e pelos órgãos genitais externos que são denominados de pudendo feminino (monte do púbis, lábios maiores, lábios menores, clitóris, bulbos do vestíbulo e glândulas vestibulares maiores e menores).
1. ÓRGÃOS GENITAIS INTERNOS
1.1. Útero
É um órgão com paredes musculares espessas que se localiza no centro da cavidade pélvica. Essas paredes permitem que haja modificação no tamanho e proporção de acordo com a idade. Normalmente, o seu tamanho é de 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2 cm de espessura. O útero localiza-se entre a bexiga urinária e o reto e encontra-se antevertido (há uma inclinação anterossuperior em relação ao eixo da vagina) e antefletido (curva-se anteriormente em relação ao colo). Ainda, em algumas mulheres, o útero encontra-se em retroversão ou retroflexão, o que é considerado variações anatômicas, porém, dependendo do grau de variação pode até mesmo ser uma anomalia.
VISTA MEDIAL DE CORTE SAGITAL MEDIANO
O útero é formado por duas regiões:
1. Corpo: encontra-se entre as lâminas do ligamento largo e corresponde aos dois terços superiores do útero. Há duas faces, uma anterior (face vesical), que se relaciona com a bexiga urinária, e outra posterior (face intestinal), que se relaciona com os intestinos. No corpo uterino, superiormente ao óstio interno uterino, encontra-se uma parte arredondada denominado fundo do útero. Separando o corpo do colo uterino há um segmento estreito (1cm) denominado istmo do útero.
2. Colo: corresponde ao terço inferior do útero, possui 2,5 cm de comprimento em mulheres nulíparas. Essa parte do útero é dividido em:
Porção supravaginal – localiza-se entre o istmo e a vagina. Anteriormente é separada da bexiga urinária por tecido conjuntivo frouxo e do reto posteriormente pela escavação retouterina.
Porção vaginal - projeta-se para a parte superior da parede anterior da vagina. Possui uma parte arredondada que circunda o óstio do útero e é circundada pelo fórnice da vagina.
A quantidade de tecido muscular no colo do útero é bem menor do que no corpo. O colo do útero é, em sua maior parte, fibroso e consiste principalmente em colágeno com uma pequena quantidade de músculo liso e elastina (Moore; Dalley; Agur, 2014). O colo uterino é considerado a parte menos móvel do útero, devido, principalmente, aos ligamentos transversos do útero (estendem-se da porção supravaginal do colo e das partes laterais do fórnice da vagina até as paredes laterais da pelve) e ligamentos retouterinos ou útero-sacrais (seguem superiormente e posteroinferiormente das laterais do colo do útero até o meio do sacro).
Como o útero é um órgão oco, possui uma cavidade, semelhante a uma fenda que se estende do óstio uterino até a parede do fundo do útero. Nas suas regiões súperolaterais há os cornos do útero, que é o local onde se inserem as tubas uterinas. A cavidade do útero continua inferiormente como o canal do colo do útero. Essa cavidade juntamente com o lúmen da vagina formam o canal de parto.
Os ligamentos que se relacionam ao útero são:
-
Ligamento útero-ovárico: se fixa posteroinferiormente à junção uterotubária;
-
Ligamento redondo do útero: se fixa anteroinferiormente à junção uterotubária. Cada ligamento redondo segue lateralmente dentro da parte superior do ligamento largo até a parede pélvica lateral, terminando na parede interna do lábio maior do pudendo.
* esses dois ligamentos são vestígios do gubernáculo ovárico, uma fita fibrosa de tecido conjuntivo que liga um dos polos do ovário e o útero embrionário (corno uterino) ao lábio maior do pudendo ipsilateral. Durante o desenvolvimento embrionário e a mudança de posição da gônada sobre a parede abdominal posterior e o crescimento do útero, a parte superior do gubernáculo forma o lig. útero-ovárico e a parte inferior torna-se o lig. redondo do útero.
Imagem retirada de Moore; Dalley; Agur, 2014.
-
Ligamento largo do útero: é uma dupla lâmina de peritônio que se estende do lado de cada útero até as paredes laterais e assoalho pélvico. O ligamento largo é dividido em:
- Mesossalpinge (superior): pequeno mesentério onde situa-se a tuba uterina;
- Mesovário (posterior): pequeno mesentério onde situa-se o ovário;
- Mesométrio (inferior): é a maior parte do ligamento largo que corresponde ao peritônio que se estende lateralmente ao útero.
-
Ligamento suspensor do ovário: esse ligamento contém vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos ováricos porque ele é formado quando o peritônio que forma a parte do lig. largo que recobre o ovário para a recobrir essas estruturas na parede lateral da pelve e abdome.
VISTA ANTEROSSUPERIOR DA PELVE FEMININA
VISTA MEDIAL DE CORTE SAGITAL MEDIANO DA PELVE FEMININA
VISTA SUPERIOR DE CORTE TRANSVERSAL DA PELVE FEMININA
O suprimento vascular do útero ocorre através das artérias uterinas, ramos das artérias ilíacas internas, sendo sua irrigação colateral proveniente das artérias ováricas. A drenagem venosa ocorre através das veias uterinas que penetram nos ligamentos largos onde formam um plexo venoso uterino de cada lado do colo. Essas veias do plexo uterino drenam para as veias ilíacas internas.
VISTA MEDIAL DA PAREDE LATERAL DA PELVE FEMININA (CORTE SAGITAL MEDIANO)