top of page

OSSOS DA CABEÇA

Maxila

      O osso maxila é um osso par, cuja formação se dá através da ossificação intramembranosa, apresentando portanto, partes planas, mas também irregulares. Forma junto com outras estruturas anatômicas, a região maxilar.

      Esse osso é muito importante para a configuração facial, uma vez que ele forma a maior parte do esqueleto facial superior, completa o Ádito da Órbita ocular, fazendo o contorno médio-inferior. Além disso, forma também a parede inferior (assoalho) do Ádito da Órbita com sua Face Orbital.

Outra íntima relação da maxila com a face é o contorno ínferolateral que ele faz na abertura piriforme. 

Dentre as mais diversas funções da maxila, tem-se a fixação e abrigo da arcada dentária superior como a principal delas. Entretanto é válido ressaltar que a maxila desempenha função protetora, fonética com seus grandes seios paranasais e estrutural.

VISTA ANTERIOR DAS MAXILAS

Maxila.jpg

Passe o mouse por cima das setas para visualizar o nome das estruturas e clique para ver a descrição

Mandíbula

Mandíbula - vista lateral.jpg

VISTA ANTERIOR DA MANDIBULA

VISTA LATERAL DA MANDIBULA

A mandíbula pertence ao viscerocrânio e é um importante componente, pois se articula com o neurocrânio para formar a articulação temporomandibular. Ela possui um processo alveolar que sustenta a arcada dentária inferior. Nela também estão inseridos diversos músculos essenciais para a mastigação. 

A mandíbula é dividida em duas grandes porções: a parte horizontal, denominada corpo, e a parte vertical, o ramo. Entre o corpo e o ramo, situa-se o ângulo da mandíbula, que é um ponto de inserção para o músculo masseter na face vestibular e para o músculo pterigóide medial na face medial. 

Mandíbula - vista anterior.jpg

VISTA POSTERIOR DA MANDIBULA

Mandibula - vista posterior.jpg

Vômer

Osso ímpar em forma de lâmina que compõe a parte posterior do septo ósseo que separa a cavidade nasal. Está situado na linha mediana. Articula-se pela sua margem ântero-superior com o etmoide, embaixo com os ossos palatinos e maxilas e pela margem póstero-superior com o esfenoide. Sua margem póstero-inferior fica livre e não se articula com outros ossos.

VISTA LATERAL DO OSSO VÔMER

Osso Vômer vista lateral.jpg

Nasal

Os ossos nasais são pequenos e simétricos (forma de quadrado)  encontram-se no viscerocrânio, e constituem a parte superior do dorso do nariz, com seus limites superiores e corpos. Sendo assim, localizados no eixo do esqueleto facial, na região média superior. 

O osso nasal apresenta conexões com outros três ossos da face: frontal, etmoide e maxilas. São conectados por articulações de tecido conjuntivo denso, chamadas de suturas.

VISTA ANTERIOR DE PARTE DOS OSSOS DA CABEÇA - OSSOS NASAIS

Osso nasal vista frontal.jpg

Zigomático

Encontra-se encaixado entre o neurocrânio e o viscerocrânio, unido lateralmente a maxila, por meio do processo zigomático. Juntamente deste e do processo zigomático do temporal formam o arco zigomático (maçã do rosto), importante para a aparência da bochecha.

O zigomático é um osso bilateral, um de cada lado do crânio, sendo irregulares, semelhante a um quadrado levemente achatado. Além disso, constitui a porção lateral inferior da órbita ocular e atua como ponto de ancoragem do músculo masseter. As três faces que constituem o osso zigomático são a malar, lateral e orbital.

 

VISTA ANTERIOR DE PARTE DOS OSSOS DA CABEÇA - OSSOS ZIGOMÁTICOS

VISTA LATERAL ESQUERDA DE PARTE DOS OSSOS DA CABEÇA - OSSOS ZIGOMÁTICOS

Crânio zigomático vista frontal.jpg
Crânio zigomático vista lateral.jpg

**Apesar do forame zigomático facial não aparecer na imagem, ele existe e está localizado abaixo e lateralmente a margem infraorbital do zigomático

Etmoide

O etmoide é um osso pneumático, presente no viscerocrânio e que se encontra na região medial do crânio. Está presente anteriormente ao esfenoide e posteriormente aos ossos nasais. O etmoide forma parte da porção anterior do assoalho craniano, a parede medial das órbitas, a parte superior do septo nasal, e a maior parte das paredes laterais superiores da cavidade nasal. O etmoide possui 3 partes: uma placa perpendicular, dois labirintos etmoidais e uma placa cribriforme.

VISTA ANTERIOR DE PARTE DOS OSSOS DA CABEÇA - OSSO ETMOIDE

Osso etmoide vista anterior.jpg

VISTA SÚPERO LATERAL DIREITA DE PARTE DOS OSSOS DA CABEÇA - OSSO ETMOIDE

Osso etmoide vista súpero-lateral direita.jpg

Osso palatino e palato 

Os palatinos são pequenos ossos que se articulam com a margem posterior da maxila, aparentando-se ao prolongamento posterior desta; insere-se também na formação do palato duro e das cavidades nasal e orbital. Existe um osso palatino em cada uma das paredes laterais da cavidade nasal e cada um deles é estruturado por uma lâmina perpendicular e uma lâmina horizontal. Esse osso tem um formato de L e se encontra entre o esfenóide e a maxila. O osso palatino além de articular com o palatino do lado oposto, articula-se com a maxila, vômer, etmóide, esfenóide e concha nasal inferior.

Referências bibliográficas

  • RIZOLLO, R. C.; MADEIRA, M. C. Anatomia fácil com fundamentos de anatomia sistêmica geral. 2ª ed. Sarvier, 2004.

  • VIGUÉ, J. Grande Atlas do Corpo Humano: Anatomia, Histologia e Patologias. 1ª ed. Climepsi, 2006.

bottom of page